Ter uma dieta saudável e balanceada faz bem para o organismo e ajuda a emagrecer, mas um estudo da Universidade de Eastern Finlan, na Finlândia descobriu que esse tipo de alimentação também reduz os sintomas de depressão nos pacientes diagnosticados com a doença.
Mais de 2 mil homens finlandeses de meia idade foram acompanhados durante 13 anos. A dieta foi medida por registros alimentares e questionários de frequência alimentar. A pesquisa também apontou que a perda de peso também está associada a uma redução dos sintomas da depressão, reforçando a ideia de que uma dieta saudável não só afasta a doença, como também pode ser um método de prevenção.
De acordo com o estudo, as pessoas deprimidas muitas vezes se alimentam mal, e por isso, acabam consumindo poucos nutrientes. Porém, ainda não foi comprovado que a dieta e a ingestão de determinados tipos de alimentos e nutrientes diminuem os riscos de desenvolver depressão em indivíduos saudáveis.
Alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e queijos com baixo teor de gordura foram relevantes no estudo e associados a baixa dos sintomas depressivos, segundo os pesquisadores.