Quando as temperaturas ficam mais altas, qualquer final de semana se torna ideal para relaxar. Os dias de Sol e calor são grandes atrativos para tirar as pessoas de casa, nem que seja para ficar à sombra. Grande parte da população, no entanto, aproveita para deixar a pele mais bronzeada, ir à praia, nadar no mar ou piscina , além de praticar exercícios ao ar livre.
Todas essas ações são válidas e recomendadas a todos, mas os exageros não são bem-vindos. A EMS preparou uma seleção de dicas para um feriado sem surpresas desagradáveis. A começar pelo Sol, a estrela mais brilhante do sistema solar não é conhecida assim à toa. Os raios solares estão cada vez mais brilhantes, intensos e, consequentemente, perigosos.
A ideia não é se esconder do Sol, mas saber aproveitar suas benesses. Os melhores horários para se tomar Sol são sempre pela manhã, antes das 11 horas, e à tarde, após as 16 horas. A longa exposição ao Sol é prejudicial ao organismo e vai além das tradicionais queimaduras - ele pode causar envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Ficar exposto por algumas horas nos horários destacados, porém, auxilia o organismo a reter a vitamina D, importante na nossa constituição óssea. Se você ainda quiser o seu bronzeado, saiba que alguns alimentos ajudam a conquistar e manter a cor do verão - são aqueles ricos em betacaroteno, que auxilia na formação da melanina, um pigmento que protege a pele. Dessa forma, o indicado é consumir batata-doce, beterraba, cenoura, mamãe e manga.
O calor faz nosso corpo desidratar mais facilmente e, por isso, temos sempre que ter uma garrafa com algum líquido à mão. Não pense, porém, que bebidas alcoólicas geladas, como uma caipirinha ou, principalmente, a cerveja, são boas opções de hidratação. A cerveja tem a fama de ser diurética, ou seja, ajuda os rins a eliminar sais do corpo. O que não podemos esquecer é que a cerveja possui álcool e este em excesso faz nosso organismo trabalhar para o contrário, retendo mais toxinas no sangue. Portanto, se você quiser tomar sua cerveja, não há problema se não for de maneira desregrada e desacompanhada de qualquer outro líquido importante, como a água.
Também é possível manter uma dieta rica em frutas e legumes cuja constituição apresenta grande quantidade de água. Dentre as frutas, podemos citar a melancia, o abacaxi, o melão, o morango e o kiwi; dos legumes, a abobrinha e o pepino são ótimas opções. Para quem tem dificuldade em ingerir grandes quantidades de água, também se recomenda trocar o refrigerantes por sucos naturais e mesmo pela água de coco. Ao sair de casa, não se esqueça de passar o protetor solar meia hora antes de entrar na água e vestir roupas leves, calçados confortáveis (se for praticar uma corrida ou caminhada), usar chapéus e óculos para proteger os olhos. Relaxe sabendo curtir e sem riscos. Tenha um feriado mais azul!