Um recado Para os Hipertensos
03/12/2014
COMPARTILHE
TAGS
  • verão
  • pressão alta
  • hipertensão
  • calor
  • épocas quentes

Basta pensar em verão e a primeira coisa que vem à cabeça é o cuidado com a pele e o uso de filtro solar. Mas as altas temperaturas afetam muito mais do que isso. A principal alteração é na pressão arterial. Cansaço, moleza, mal estar, visão turva e vertigens podem ser sinal de alterações na pressão, especialmente para hipertensos e cardiopatas.

No verão, com o aumento da transpiração e ar seco, o corpo pede sais minerais e se os líquidos não forem repostos adequadamente, uma pessoa pode perder até dois litros de sua reserva de água em um dia, principalmente considerando situações de exposição ao sol e pele queimada.

O corpo funciona com dificuldade, as artérias se dilatam para compensar e a pressão do sangue abaixa. Pressão baixa significa pressão insuficiente do sangue para levar oxigênio para todo corpo.

O calor baixa a pressão arterial! Por isso muitas vezes pessoas hipertensas precisam ajustar a medicação para não ficarem com a pressão inferior ao ideal demais e sofrerem com náuseas, irritação, cansaço, dores de cabeça, sono em excesso.

Por outro lado, para muitas pessoas o verão significa festa, praia, viagens longas, bebidas alcoólicas, frituras, comidas pesadas e regadas a sal. Ganho de peso, sedentarismo e excessos podem ter consequências graves. Isso porque o aumento da pressão é muitas vezes silencioso. Isso retarda o diagnóstico e muitas vezes as complicações já ocorreram. Fique atento!

 

Recomendações

Cuidado também com a vontade repentina de sair do sedentarismo nas férias se tiver hipertensão. Exercícios de resistência aumentam a pressão e precisam de acompanhamento. Vale lembrar ainda que antinflamatórios e anticoncepcionais também podem elevar a pressão.

No verão, não descuide de sua dieta e use sempre a medicação recomendada pelo médico. A hipertensão é responsável por mais de 60% dos casos de infarto e é a causa mais importante de quase um milhão de mortes todos os anos. Não dá pra descuidar!